segunda-feira, 21 de julho de 2014

Vênus, na Casa dos Bonecos

Vênus, com Lúcia Reis e Kika de Souza, direção de Gustavo Noronha, quinta e sexta, 24 e 25 de julho, às 20h30min, na Casa dos Bonecos. Entrada franca. Os convites devem ser retirados no Espaço Cultural da Urca (Dep. Cultura). O espetáculo faz parte da programação do Julho Fest 2014, promovido pela Prefeitura de Poços de Caldas, através do Departamento de Cultura.






Universo feminino é retratado em espetáculo lírico e intenso

“Vênus”, criação coletiva das bailarinas Lúcia Reis e Kika de Souza e do arquiteto bonequeiro Gustavo Noronha estréia, dias 24 e 25, às 20h30min,  no Julho Fest 2014

Um ano depois de sua inauguração, a Casa dos Bonecos prepara um espetáculo de dança que trata do universo feminino.  Com o sugestivo nome de “Vênus” estréia dia 24 e 25 de julho, às 20:30 horas dentro da programação do Festival de Inverno de Poços de Caldas – Julho Fest 2014. 

“Vênus” é uma concepção coletiva com coreografias de Lucia Reis e Kika de Souza e direção de Gustavo Noronha. Três experientes profissionais que se propuseram a mergulhar em uma montagem que explora os sentidos e aguçam a curiosidade, através da dança, música, objetos e sensações, inspirados nas peculiaridades da mulher.

Fica clara a contribuição de cada um no espetáculo. Gustavo Noronha, conhecido por sua carreira de bonequeiro do Grupo Giramundo de Teatro de Bonecos, traz para a cena objetos animados, que aparecem em forma de personagens. Do curso “Material e Movimento” que fez na França em 2012, Gustavo traz ainda sua experiência que orientou as bailarinas a conceberem as coreografias. “Vênus” conta ainda com cenotécnica de Cláudio Guedes, assessoria de imprensa da jornalista Bibi Rodriguez, assistência de palco de Caroline Serena, assistência de cenotécnica Paulo Bernardo e Cláudia Arcanjo.

O espetáculo é aparentemente despretensioso. Mas não demora a se mostrar envolvente e sedutor. Cuidadosamente elaborado e conduzido por uma direção segura e sem excessos, traz à tona a mulher que existe diferentemente na fantasia de cada um. Da mesma forma que falam sobre o desejo de conhecer mais profundamente o que se passa na alma feminina, os autores usam os arquétipos da deusa da beleza romana, para dar nome à montagem e representar a mutação das mulheres ao longo da vida. A ideia é fruto de extensa pesquisa entre livros, filmes e relatos, que falam da mulher e celebram a alma feminina, mas livre de preconceitos, feridas profundas e violência. 

Vênus” explora os sentimentos contidos no momento do nascimento, passando pelas descobertas da infância, surpresas e dificuldades da juventude e plenitudes da maturidade sob a ótica do feminino,  até chegar, quem sabe a um final feliz. A trilha sonora e os objetos manipulados surgem para amarrar os elementos da cena, em um espetáculo que remete à poesia das relações humanas. “Vênus” com o apoio da Gráfica Cíceros, da Academia Equilibrius Artes, Clínica Dr. Olympio, Água Doce Cachaçaria e Silvia Zanetti e além de apresentações no Julho Fest, fará temporada na Casa dos Bonecos.

“Vênus”
Concepção coletiva
Direção, cenografia e luz: Gustavo Noronha
Elenco, coreografias, figurinos, adereços e músicas: Lúcia Reis e Kika de Souza
Cenotécnica e painéis: Cláudio Guedes
Produção: Lucia Reis
Assistentes: Caroline Serena, Paulo Bernardo e Cláudia Arcanjo
Divulgação: Bibi Rodriguez
Casa dos Bonecos
Dias 24 e 25 de julho, às 20h30min
Entrada Franca
Convites na Urca – Departamento de Cultura